Compartilhe essa notíciaShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Uma grande mudança tem ocorrido nos ambientes de trabalho. Estamos conectados o tempo inteiro, e todo esse acesso fez com que algumas empresas abrissem mão do tempo de trabalho, permitindo que seus funcionários utilizem esse tempo ‘livre’ para assuntos pessoais uso de Redes Sociais. Alguns dizem que essa liberdade aumenta a produtividade, já que o funcionário está mais relaxado; outros são totalmente contra. Mas não quero comentar aqui se permissão é válida ou não: quero levantar um ponto de vista vantajoso para lojas virtuais e investimento em marketing baseado em Redes Sociais.

Pesquisando o Uso de Redes Sociais no trabalho

Uma pesquisa com dados divulgados pela Triad OS, Network World e uSamp mostra números bem interessantes e positivos para o e-commerce. Não vou mostrar números no exterior, como sempre comento; o que vale são os nossos números, números do mercado brasileiro.

A pesquisa informa que, em questão de produtividade, o trabalhador brasileiro tem perdido muito tempo. O estudo, realizado com 1606 pessoas, com carga horária de 8 horas por dia, mostra que 32,8% gastam até 2 horas diárias do trabalho para tarefas como navegar e acessar redes sociais. Dos 1606, 84,6% acessam redes sociais, sendo o Twitter o grande vencedor da categoria com 94,2% da preferência, seguido pelo Facebook com 59,4% e o Orkut com 35,4%. Não é só isso: a pesquisa também informa que 56,5% dos trabalhadores dedicam tempo para efetuar compras on-line ou pelo menos procura itens desejados.

Em resumo, o que isso quer dizer?

Não tem como negar a superioridade do uso de Redes Sociais como ferramentas para atrair e interagir com clientes. Porém, muitas empresas ainda insistem em adiar seus projetos de Marketing em Redes Sociais, ou até mesmo o fazem de forma equivocada. Perdem a oportunidade de estar presente no momento mais propicio para realizar a interação com seus clientes, justamente a base da oportunidade de criar empatia com eles, proporcionando um alto índice de recompra. Recompra é o fator de sustentação de qualquer comércio.

Note que, apesar da pesquisa mostrar pessoas atentas ao uso de redes sociais no horário comercial, o próprio indicador de uso do Twitter relata há muito tempo que o maior tempo gasto na plataforma é no horário comercial.

Vale a pena investir em Social Media. Vale a pena estar presente nas Redes Sociais, vale a pena sim abrir mão da suposta segurança e entrar no meio da conversa com seu consumidor.

Use Redes Sociais para levar sua loja virtual para um patamar mais elevado. Não tente apenas vender – preste serviços de qualidade e crie ligação forte com seu cliente.

Sucesso a todos, um grande abraço.

Compartilhe essa notíciaShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Sobre o autor

Pai, amigo, filho, cristão e geek... Luiz é consultor para projetos no ambiente on-line, gerente de projetos on-line e escritor/colunista. Apaixonado por leitura e novas tecnologias sempre está adiante do seu tempo e com os pés no chão para conseguir levar cada projeto ao próximo estágio. De perfil estratégico e organizado considera que o sucesso só vem depois da aplicação de muito esforço em função de um objetivo, concentrando-se em metas e alicerçando-se na capacidade de adaptação conforme a necessidade do mercado.

FacebookMore...