Compartilhe essa notíciaShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Não faz muito tempo que a atual timeline usada no Facebook esta ativa… Lembro-me como se fosse hoje o resultado eufórico que a mudança causou – principalmente para empresas e profissionais de Social Media que tiveram que estabelecer novas estratégias já que algumas mudanças realmente alteraram a forma de se fazer Marketing em Social Media. Alguns de nós, profissionais, tínhamos em atividade ações de longo prazo que necessitaram de ajustes, até mesmo técnicos, para poder se adaptar a nova estrutura. Porém, aquele calor de momento, da aversão humana natural à mudanças, enfim – passou… Mas está prestes a voltar.

 

 

Mas, antes de entrarem em desespero, vale lembrar de que estamos tratando do Mercado Digital, ou seja, nós – profissionais – estamos acostumados a fazermos alterações em nossas próprias campanhas para clientes durante o percurso do projeto, alterações estas que tendem para um lado positivo – o de melhoria para atingir a meta esperada. Com alterações estruturais e visuais em ferramentas, como no caso – o Facebook, isso não é diferente. As mudanças aplicadas são em grande parte percepções estratégicas de melhorias para ações de marcas em Redes Sociais – claro, com foco no relacionamento, afinal de contas é uma Rede Social.

Por isso, prepare-se, não se chateie – Mudanças normalmente tendem a ser para melhor! Pelo menos no mercado digital…

Agora, com a ansiedade controlada, podemos seguir à notícia.

Está em teste um novo modelo de timeline, e óbvio que esses testes não estão sendo feitos no Brasil – mas algumas imagens e notícias já estão circulando, até mesmo em Blogs nacionais.

 

 

O novo modelo está seguindo a tendência de blogs com sua área livre para conteúdo e uma sidebar lateral para outros fins, ou seja – o lado esquerdo estará apresentando o conteúdo, enquanto o lado direito manteria as atualizações de uso – como novos amigos, links e atualização de apps. Mas para isso uma mudança de aproveitamento de área foi aplicada – antes a divisão igual era aplicada, agora – no novo teste – o lado de conteúdo (esquerdo) está ocupando 60% do espaço de visualização e o lado de atualizações de Apps e ações está com 40% reservado para este fim.

Se observar a imagem, poderá ver que outras alterações no cabeçalho foram aplicadas, um tanto mais clean – o que me fez questionar se para Pages será a mesma coisa (mudanças já começando a criar expectativas…) – parte destas seções estarão apresentadas na área a direita, nos 40% de espaço.

Por fim, este teste foi confirmado pelo Facebook ao blog The Next Web que conta alguns detalhes adicionais curiosos para os perfis pessoais – No caso, um deles é a exclusão da informação de atual estado de Relacionamento, mantendo assim a tendência do Facebook de tornar questões pessoais menos acessíveis em um primeiro contato. Pelo que consta, para obter essa informação será necessário alguns cliques a mais.

Mas ao meu ver uma estrutura mais organizada no Facebook nos espera – Torçamos que seja completamente objetiva, certamente isso facilitará o acesso a informação o que aumenta a expectativas para quem tem um trabalho também focado em conteúdo. Estamos aguardando, Facebook, nos surpreenda…

Compartilhe essa notíciaShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Sobre o autor

Pai, amigo, filho, cristão e geek... Luiz é consultor para projetos no ambiente on-line, gerente de projetos on-line e escritor/colunista. Apaixonado por leitura e novas tecnologias sempre está adiante do seu tempo e com os pés no chão para conseguir levar cada projeto ao próximo estágio. De perfil estratégico e organizado considera que o sucesso só vem depois da aplicação de muito esforço em função de um objetivo, concentrando-se em metas e alicerçando-se na capacidade de adaptação conforme a necessidade do mercado.

FacebookMore...