Compartilhe essa notíciaShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

O Facebook acaba de anunciar algumas novidades – na verdade – 3 novidades. As mais comuns são os ajustes de News Feed e a nova TimeLine, que já comentei aqui (Leia). Porém a ultima das 3 novidades é o que está fazendo tremer alicerces.

A terceira novidade é que o Facebook vai entrar na briga dos buscadores – Porém, com um grande diferencial, essas buscas são baseadas em Gráficos Sociais.

Apesar que todos nós ficamos atentos sobre a briga entre Google x Facebook, imaginamos também que seria uma entrada em Search para confronto direto, mas não! O Facebook deu um salto estratégico fazendo o que ninguém fez até hoje, um sistema de search totalmente baseado no conceito 3.0.

 

Facebook - Novidades 2013

 

Isso quer dizer que o Search de Gráfico Social torna as coisas mais humanas no sentido de saber o que pessoas como você, parentes, amigos, colegas de trabalho e contatos estão interessados, pelo que já se interessaram, o que comentam, como e quando, onde e por que, enfim, as possibilidades são imensas – ainda mais para empresas. É uma forma mais completa de relacionamento, observação de cenários e alinhamento de comunicação com público-alvo.

Claro – estou aqui imaginando a ferramenta, dando sentido a ela, mas ainda nada foi realmente testado pelo público, visto e realmente validado por profissionais de Marketing Digital, porém como já sabemos – tudo tende ao comercial.

Além da publicidade digital que ficará ainda mais personalizada, o Gráfico Social maximiza a via de mão dupla, ou seja, as recomendações de produtos ou serviços se tornarão mais acessíveis e organizáveis. O que traz a preocupação com a qualidade de alguns comércios eletrônicos, que sofrem com algumas limitações e outros problemas de competência.

Outra coisa interessante, apesar de também já haver serviços similares, é a busca por locais – porém com foco no social, ou seja, comentários de amigos, número de visitas e por ai vai…

As imagens também entram na busca, mas recebem o tempero social, estará relacionada a isso tudo também, a comentários, Likes e outras formas de classificação.

Além disso – os filtros de busca avançada são muito legais, realmente o Facebook caprichou – depois de alguns tiros no pé, voltaram a ser o total centro das atenções. Muita expectativa pela frente…

 

Novidades no Facebook 2013

 

Mas o mais importante está na questão de Segurança e privacidade – você só poderá ter resultados de 2 tipos de publicações ou interações, as de seus contatos e que foram liberadas para sua visualização e as que são totalmente públicas (mesmo que não sejam de teus contatos). Isso é legal pelo fato de que estará se pesquisando situações de interação entre pessoas, comentários, gostos e outras coisas que são pessoais. Mas vale a recomendação – Daqui em diante, cuidado – se não quer ninguém vendo algumas suas coisas, vale usar as ferramentas de grupos ou de privacidade.

Mas – aproveitando que a opinião pessoal está bem valorizada – aqui vai a minha opinião.
“Simplesmente genial, conseguiram reunir o que de melhor tem em serviços da web, juntando com a base de dados própria e criando um espaço onde empresas podem tirar inúmeras experiências… Estou ansioso pelo momento que será possível testar e começar a planejar estratégias. Realmente fantástico!”

Compartilhe essa notíciaShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Sobre o autor

Pai, amigo, filho, cristão e geek... Luiz é consultor para projetos no ambiente on-line, gerente de projetos on-line e escritor/colunista. Apaixonado por leitura e novas tecnologias sempre está adiante do seu tempo e com os pés no chão para conseguir levar cada projeto ao próximo estágio. De perfil estratégico e organizado considera que o sucesso só vem depois da aplicação de muito esforço em função de um objetivo, concentrando-se em metas e alicerçando-se na capacidade de adaptação conforme a necessidade do mercado.

FacebookMore...