Compartilhe essa notíciaShare on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn1Pin on Pinterest0Email this to someone

Dificilmente um empreendedor não terá um dia sem estresse em sua carreira. A diferença está na maneira como cada profissional lida com as dificuldades e problemas do seu negócio, o que nem sempre se dá de forma saudável. Assim, também não é raro que situações antes solucionáveis se tornem um caos por motivos internos ou externos ao empreendedor.

Felizmente, existem diversas maneiras do empreendedor manter a calma dentro e fora do negócio. E é essencial que elas sejam feitas, até pelo zelo ao futuro do seu empreendimento e a própria saúde. E convenhamos, mesmo que sejam os projetos de nossas vidas, não vale a pena perder a cabeça por conta do trabalho, correto?

Assista séries de TV, filmes, animações…

Para quem anda com muito estresse e preocupado com o trabalho, pode ser que o entretenimento audiovisual seja uma distração interessante para o andamento do negócio. Isso se aplica justamente para os profissionais que precisam focar em suas tarefas. Mas para os que estão muito ativos, também é importante saber o momento de parar e relaxar quase que totalmente. E as produções, sobretudo as séries de TV que vêm aumentando em qualidade nos últimos anos, são excelentes válvulas de escape, ou mesmo fontes de inspiração para novas ideias.

Tenha tempo para família e os amigos

Sabe o tempo para descansar citado acima? Ele pode ser usado para várias outras coisas. E talvez a mais importante delas seja esse tempo para a família e os amigos. Para quem trabalha em regime Home Office, não é muito difícil – sua casa também é seu escritório, então há maneiras maleáveis de conseguir conciliar ambas as rotinas. Caso não, aproveite o tempo com seus entes queridos, pois eles podem precisar de sua atenção tanto quanto sua empresa. E por favor, nessas horas, não fale do trabalho.

Procure um Hobby

Muitas pessoas possuem hobbies, aquelas atividades que por vezes exigem seu tempo tanto quanto a família e o trabalho, mas que é feito com o único objetivo de se divertir e manter a cabeça ocupada com assuntos menos urgentes. Se você ainda não tem um, procure, mesmo que seja para realizá-lo com pouca frequência. Hobbies são interessantes justamente por serem particulares para cada pessoa.

Saia com sua equipe

Uma ótima maneira de aliviar o estresse do trabalho é dar mais atenção a sua equipe de maneiras menos opressivas do que a rotina de trabalho. Sair para um Happy Hour ou ocasiões similares ajudam a amenizar o clima dentro da empresa, além de dar a oportunidade de unir mais o grupo e conhecê-los a fundo. Com uma equipe entrosada, o peso da rotina pode ser melhor dividido e administrado. Mas cuidado, tenha limites, muitos empreendedores realizam essa prática e acabam desqualificando a equipe por causa de panelinhas, sentimentos, preferências, puxa-saquismos e outras atitudes que certas atividades fora trabalho podem ocasionar e estragar o bom andamento da equipe.

Reparou que todas as sugestões possuem algo em comum? Sim, todas pedem para que você tenha um tempo para sair do foco da empresa. Como dito acima, o respeito às pausas é importante para o sucesso de sua empresa, para que a cabeça fique sempre aberta para novas possibilidades, e menos nos problemas.

Compartilhe essa notíciaShare on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn1Pin on Pinterest0Email this to someone

Sobre o autor

Pai, amigo, filho, cristão e geek... Luiz é consultor para projetos no ambiente on-line, gerente de projetos on-line e escritor/colunista. Apaixonado por leitura e novas tecnologias sempre está adiante do seu tempo e com os pés no chão para conseguir levar cada projeto ao próximo estágio. De perfil estratégico e organizado considera que o sucesso só vem depois da aplicação de muito esforço em função de um objetivo, concentrando-se em metas e alicerçando-se na capacidade de adaptação conforme a necessidade do mercado.

FacebookMore...